Mais que uma agência, o seu ponto de partida.
contato@ogiroturismo.com | (31) 3824-6099 | Seg à Sex | 9h às 19h Sáb | 9h às 13h

FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

DOCUMENTOS, BAGAGENS e VEÍCULO

Quais documentos preciso ter em mãos para fazer uma viagem nacional?

Os documentos necessários para viagens nacionais aos maiores de 12 anos são carteira de identidade, carteira de habilitação, passaporte com validade mínima de seis meses, carteira de trabalho, carteiras profissionais como CREA, OAB, CRA, CRM, militares e RNE. Não são aceitas cópias de documentos, mesmo que autenticadas. Somente documentos originais são válidos.

Menores de 12 anos acompanhados de um adulto como pai, mãe, tutor legal, irmãos maiores de 18 anos, tios ou avós devem ter RG e comprovante de parentesco com o adulto que irá acompanhá-lo durante a viagem. A Carteira de Identidade não pode ter mais de dez anos de emissão.

Menores de 12 anos acompanhados por um adulto sem grau de parentesco só poderão viajar se houver autorização registrada em cartório pelo responsável da criança.

Crianças menores de 12 anos só podem viajar desacompanhados de adulto se tiverem autorização da Vara da Infância e da Juventude. Para isso, é necessário procurar a seccional mais próxima de sua região.

Quais documentos preciso ter em mãos para fazer uma viagem internacional?

Passageiros maiores de 18 anos devem apresentar passaporte com validade mínima de seis meses para fazer viagens internacionais. Verifique se o país de entrada solicita a apresentação de visto. Mais informações sobre passaportes e vistos podem ser conferidas aqui .

Menores de 18 anos devem viajar acompanhados do pai e da mãe. Na hipótese do menor viajar sem a companhia de um dos responsáveis ou de ambos, é necessária a autorização dos adultos ausentes. Em alguns casos, como no México, por exemplo, é necessário emitir autorização em inglês e espanhol. É recomendável constar prazo de validade neste documento. Caso contrário, fica estabelecida a legitimidade por até dois anos.

O novo passaporte brasileiro (de cor azul) não registra filiação do viajante. Portanto, os menores de idade, viajando ou não acompanhados dos pais, além do passaporte válido, também deverão apresentar no check in o RG ou a certidão de nascimento original. A Carteira de Identidade não pode ter mais de dez anos de emissão.

Vou viajar para um país da América do Sul. Preciso de Passaporte?

Maiores de 18 anos devem apresentar passaporte válido ou carteira de identidade original para entrar em países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru. É importante destacar que a carteira de identidade deve estar em bom estado de conservação e com foto do portador.

Menores de 18 anos também devem apresentar passaporte válido ou carteira de identidade original. A certidão de nascimento não é válida para viagens ao exterior e travessia de fronteiras. Na hipótese do menor de idade viajar sem a companhia de um dos responsáveis ou de ambos, é necessária a autorização dos adultos ausentes. É recomendável constar prazo de validade neste documento. Caso contrário, fica estabelecida a legitimidade por até dois anos.

O novo passaporte brasileiro (de cor azul) não registra filiação do viajante. Portanto, os menores de idade, viajando ou não acompanhados dos pais, além do passaporte válido, também deverão apresentar no check in o RG ou a certidão de nascimento original. A Carteira de Identidade não pode ter mais de dez anos de emissão.

Vou viajar de avião, quantas malas posso levar e qual o limite de peso?

Em regra, bagagens para viagens de transporte aéreo nacional é permitido despachar 01 (um) volume de até 20kg, e embarcar carregando 01 (um) volume de mão com até 5kg.

Para viagens internacionais a bagagem permitida para despachar são até 02 (dois) volumes de até 32kg, e embarcar carregando 01 (um) volume de mão com até 5kg.

.

O que necessito para dirigir um carro de aluguel no exterior?

O Brasil faz parte da Convenção Internacional de Tráfego Rodoviário de Viena e com isso nossa Carteira de Habilitação é aceita em 130 países como um documento válido para condução.
Porém se recomenda que além da carteira o motorista que vá conduzir num país estrangeiro também leve um PID, Permissão Internacional para Dirigir, este documento não é obrigatório, mas pode facilitar muito alguns processos burocráticos caso o motorista passe por algum apuro no exterior.
Mais informações e quais países estão incluídos na Conveção de Viena clique no link abaixo:

http://www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm

CHECK-IN E CRIANÇAS

Com que antecedência devo apresentar-me no aeroporto?

Recomenda-se que se chegue ao aeroporto com pelo menos 1 hora de antecedência para voos nacionais e 3 horas para voos internacionais. Há que ter em conta que o passageiro deve passar pelo check in, controle de segurança e no caso de voos internacionais passar pelo controle de passaporte.

Recomendamos que em datas especiais como férias, feriados, eventos, etc se respeite ainda mais a antecedência de chegada ao aeroporto para evitar as filas para check-in.

Onde e como posso fazer Check in Online?

A partir de 24 horas antes da partida pode fazer o seu check-in online em várias companhias aéreas, o que lhe permitirá escolher o seu lugar e imprimir o seu cartão de embarque – confortavelmente a partir de sua casa ou do escritório. Consulte as condições da sua companhia aérea e viaje tranquilamente.

Como faço para embarcar uma criança e/ou adolescente?

As informações abaixo são de caráter meramente informativo. Para maiores informações deverá ser consultada a Vara da Infância e Juventude.

Para viagens nacionais:

Caso a criança tenha 12 (doze) anos completos não há problema, ela viaja normalmente apresentando somente o RG e cópia do bilhete aéreo;

Caso a criança tenha 12 (doze) anos incompletos, 11 (onze) anos e 11 (onze) meses, e ela esteja viajando sozinha, é necessário que ela viaje com um documento de identificação original com foto, em condições acordadas com a cia. aérea (acompanhada por um funcionário da cia. aérea durante o voo), e desde que devidamente autorizada pelo Juízo da Vara da Infância e do Adolescente;

Caso a criança tenha 12 (doze) anos incompletos e esteja viajando acompanhada de pai, mãe, irmão maior de idade, tio ou avós, todos devidamente identificados por documento original, não será necessária autorização judicial. No caso de tios e avós será necessária a apresentação da certidão de nascimento da criança (original ou cópia autenticada);

Caso a criança tenha 12 (doze) anos incompletos e esteja viajando acompanhada de pessoa maior de idade que não seja parente até o 3º grau, será necessária autorização expressa do pai, mãe ou responsável legal, com cópia da identidade de quem autorizou.

Para viagens internacionais:

Caso a criança ou adolescente (de 0 a 18 anos) estejam viajando acompanhados do pai eda mãe, não será necessária qualquer documentação adicional, além do passaporte, com validade igual ou superior a 06 meses após a data de retorno ao país de origem, e visto, se necessário;

Caso a criança ou adolescente (de 0 a 18 anos) estejam viajando desacompanhadas ou acompanhadas por terceiros maiores e capazes que não sejam pai e mãe, será necessária a autorização de viagem extraída em 02 vias, contendo fotografia da criança ou adolescente, prazo de validade, assinada pelos pais ou responsável legal, com firma reconhecida por autenticidade, ou seja, assina-se a autorização na presença do Tabelião, além do passaporte, com validade igual ou superior a 06 meses após a data de retorno ao país de origem, e visto, se necessário;

Caso a criança ou adolescente estejam viajando acompanhadas pelo pai ou pela mãe, será necessária autorização do outro genitor, extraída em 02 vias, contendo fotografia da criança ou adolescente, prazo de validade assinado pelo outro genitor, com firma reconhecida por autenticidade, ou seja, assina-se a autorização na presença do Tabelião, além do passaporte, com validade igual ou superior a 06 meses após a data de retorno ao país de origem, e visto, se necessário.

CUIDADOS COM A SAÚDE

Cuidados

Não se esqueça de incluir na sua bagagem:
• Analgésico e antipirético para as dores e febres.
• Anti-histamínico para alergias, comichões de picadas de insectos e enjoos em viagens.
• Medicamentos para náuseas e vómitos.
• Mistura hidratante, para o tratamento de diarreia, particularmente importante se viaja com crianças.
• Um desinfectante.
• Pensos, algodão, tesoura (só permitida na bagagem de porão do avião) e termómetro (notar que os termómetros de mercúrio são proibidos pelas companhias aéreas.)
• Repelente de insectos, protector solar e batom contra o cieiro.
• Pastilhas contra a dor de garganta.
• Seringas e agulhas se estiver sob tratamento com algum medicamento injectável (só permitidas na bagagem de porão do avião, salvo autorização especial)

Como saber se preciso tomar vacina antes de viajar?

Para evitar a proliferação de doenças, alguns órgãos internacionais e o Ministério da Saúde recomendam vacinação antes de algumas viagens. Os turistas devem, por exemplo, se imunizar contra sarampo e rubéola quando pretendem ir a outro país. A mesma preocupação existe quanto à febre amarela, principalmente se o destino for a África ou estados brasileiros como Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Mais informações podem ser obtidas no site da Anvisa.

Estou grávida. Posso viajar normalmente?

No momento da reserva de sua viagem informe o atendente da CVC e sua companhia aérea sobre o tempo de gestação nas datas dos voos, pois algumas empresas impõem restrições ao transporte de gestantes. É importante verificar também com um médico de confiança se não há riscos para a saúde do bebê e da mãe fazer viagens longas ou de avião.

LOCALIZE-NOS

(31) 3824-6099
Seg à Sex | 9h às 19h
Sáb | 9h às 13h

SIGA-NOS

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber promoções por e-mail.

Junte-se a 17 outros assinantes

Agência O Giro © 2016
Desenvolvido por Agência Metrópole